o que é marca?


Marca refere-se ao conjunto visual e de valores da empresa. É aquilo que faz você guiar as suas escolhas: um sinal, um nome, uma figura, uma forma, uma identidade. A marca pode ser “figurativa”, “nominativa”, “mista” ou “tridimensional”.

Figurativa – representada por uma figura, emblema, logotipo ou uma letra ou algarismo isolados e grafados de maneira estilizada.

Nominativa – representada por uma denominação pura ou simples.

Mista – representada por denominação grafada de maneira estilizada ou quando houver uma denominação associada a um logotipo, emblema ou figura.

Tridimensional – representada por uma figura ou desenho em três dimensões.




Figura - Cartilha da Propriedade Industrial


Marcas são pontes entre as pessoas. Produtores, fornecedores, comerciantes, consumidores, todos precisam estabelecer relações em que valores são construídos e compartilhados. Conforme o INPI cita em seu site, as marcas atuam como elementos que potencialmente agregam valor às coisas. São ferramentas poderosas e freqüentemente podem agir em favor de uma empresa – embora, quando não cuidadas, depreciem sua imagem. Na maioria das vezes, constituem o ativo mais valioso das firmas, sendo inclusive alvo de transações comerciais sem precedentes. Marcas inspiram qualidade, evocam lembranças, atraem desejos. Portanto, merecem investimento e proteção. E a maior proteção de uma marca é o seu registro junto ao INPI.
Fonte: Comissão de Marcas e Patentes - OABRJ e website INPI.