Vale a pena registrar sua marca?

"Freqüentemente sou questionada por empresários acerca do valor de suas marcas e se realmente vale a pena promover seus registros. Algumas vezes, com um pouco de humor, pergunto se ao acaso deixariam de promover o registro de nascimento de seus filhos? A resposta é imediata e carregada de indignação – logicamente que não! Nossos filhos trazem de certa forma parte de nossa identidade e com os anos revelam todo o nosso investimento de vida.
Respeitando o forte investimento emocional que os pais depositam em seus filhos - a marca de serviço ou de um produto também representa um dos maiores, senão o maior investimento que acompanha a vida de uma empresa.

Um investimento que significa trabalho, qualidade, eficiência, seriedade, ética e tudo isto simbolizado por uma designação, qual seja: “SUA MARCA”. Com o tempo “SUA MARCA” será responsável pela distinção que alcançará no mercado em relação aos seus concorrentes, reconhecimento de seus clientes e aclamação por todos.

Então, responda qual o valor de uma marca? Milhões, bilhões? Não necessariamente. No meu entender a resposta é única e simples - o mesmo que sua empresa possui para você ou para o mercado, portanto, nunca é tarde para protegê-la. O momento da escolha, idealização ou criação da marca é outro importante assunto ao qual empresário deve necessariamente se dedicar. O sucesso, aceitação e fácil memorização pelo público consumidor refletem os conceitos de marca fraca ou forte.

O aconselhamento com profissionais de criação ou marketing é em parte responsável pelo futuro sucesso de “SUA MARCA”, além de outros fatores que poderiam ser elucidados num artigo somente sobre este tema. O registro é a certidão de nascimento de “SUA MARCA” e será responsável por seu uso exclusivo, enfim parte integrante e inseparável de seu patrimônio."
Por Giorgia Pacheco, Diretora Executiva da Pacheco-PI em entrevista à ACICLA, em 26 de abril de 2008.