"Personalidades famosas que fizeram seus nomes marcas de sucesso"

A famosa marca “Chanel” idealizada pela estilista francesa Gabrielle Bonheur Chanel, conhecida “Coco Chanel” define um estilo e marco na história da moda mundial. A designer conhecida pelo arrojo de suas criações confunde-se com a pessoa de temperamento forte, e ambas se fundem numa única expressão - a marca CHANEL.
Há muito tempo personalidades registram seus nomes como marcas para os mais diversos tipos de produtos, como roupas, acessórios, perfumes ou simplesmente serviços e estas acabam se tornando, quase de imediato, objeto de desejo de consumo.

No Brasil a legislação que regulamenta o registro de marcas - Lei n˚ 9279∕96 - proíbe o registro de nomes civis, assinaturas, nome de família e imagem de terceiros sem a autorização expressa. O mesmo se aplica aos pseudônimos, apelidos notoriamente conhecidos e nomes artísticos, que também só podem ser registrados com expressa anuência da personalidade ou seus herdeiros ou sucessores.

Alguns exemplos nacionais mais conhecidos de personalidades que buscaram a proteção de seus nomes como marcas, são o da colunista GLORIA KALIL, das apresentadoras XUXA, LUCIANA GIMENEZ, HEBE CAMARGO, e do músico LOBÃO. Diversos talentos paranaenses, atentos ao poder de atração da marca e suas vantagens no mundo do consumo, vêm buscando com maior freqüência a proteção de seus nomes ou apelidos como marcas. Atletas e desportistas como GIBA, RICARDO ZONTA, TARSO MARQUES, modelo ISABELI FONTANA e a atriz e cantora MARJORIE ESTIANO, entre outros.

As personalidades de sucesso buscam nas marcas, uma forma de proteger e perpetuar no tempo o registro da expressão de suas individualidades.

Para aqueles que possuem interesse a marcas ou pedidos de marcas de nomes e apelidos famosos, o acesso ao banco de dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial-INPI, órgão responsável pela análise e concessão de marcas em nosso país, é livre para consulta.

Por Giorgia Pacheco – Diretora Executiva da Pacheco Propriedade Intelectual em Curitiba Pr - pachecopi@pachecopi.com.br

Artigo publicado na revista eletrônica Making Of em 14-05-2009